quarta-feira, 21 de outubro de 2009

TAXI DRIVER (1976)

PONTUAÇÃO: EXCELENTE
★★★★★
Título Original: Taxi Driver
Realização: Martin Scorsese
Principais Actores: Robert De Niro, Cybill Shepherd, Peter Boyle, Jodie Foster, Harvey Keitel, Leonard Harris, Albert Brooks

Crítica:

O GRITO

Nova Iorque, anos 70. Saída da guerra, a América confronta-se com a derrota. O sonho acabou. As gerações mais jovens sentem-se órfãs de um passado vencido, humilhado e retirado. Travis Bickle sinedoquiza, pois, toda uma geração de almas perdidas, distanciada da família e das raízes e alienada numa sociedade ferida. Imerso em insónias continuadas, Bickle deambula no taxi por entre o submundo citadino. Nas ruas, apercebe-se do lixo, dos cheiros e do purgatório. O luar dá lugar à iluminação frenética que se espalha pelos prédios, a brisa dá lugar aos fumos que, numa atmosfera asfixiante, encobrem o homem incompreendido, ansioso pelo grito. Travis Bickle é, como tantos outros, mais um exposto filho sem identidade, uma potencial bomba-relógio sujeita à explosão de revolta e violência a qualquer momento. We are the people não poderia, por isso, constituir maior ironia.

Visualmente perturbador, escrito sob a negra sombra de Dostoiévski e enigmaticamente protagonizado por Robert De Niro, Taxi Driver é arte sublime, dotado de uma aura superior. É Martin Scorsese na sua melhor forma, levando o noir a novos horizontes. Cenas como a do monólogo ao espelho ou a do desfecho de disparos e sangue mostram uma abertura à improvisação e uma capacidade de encenação fora de série. A simbiose resulta magistral e as cenas... eternizam-se a si próprias. Magnificamente montado, fotografado e ainda musicalmente orquestrado (pelo lendário Bernard Hermann), a realização inspirada conflui assumidas influências de Hitchcock a Godard.

Haverá salvação para o Homem condenado? O final desvanece em mistério. E no mistério reside todo o fascínio. Grande filme.

16 comentários:

  1. Quanto a este trabalho de Scorsese a minha relacao e curiosa. Aprecio imensamente a sua realizacao e a interpretacao de DeNiro mas nao o consigo encarar como a obra prima que incessantemente proclamam. Sim, tem muitas qualidades mas tambem nao o encaro como sendo perfeito.

    Abraco

    ResponderEliminar
  2. Considero um dos melhores filmes que já assisti. Entretanto, não julgo "Taxi Driver" o melhor trabalho de Scorsese; entrego esse título a "Touro indomável".

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo o Fifeco, excepto na parte de apreciar a realização de Scorsese.
    Aquela cena final e desastrosa...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito, um dos melhores do Scorsese. Jodie Foster dá um show.

    ResponderEliminar
  5. Filme poderoso e um dos melhores de Scorsese que é um grande diretor, mas muito irregular. Tiro o chapéu para a fabulosa e derradeira trilha sonora daquele que foi o melhor compositor da história do Cinema - Bernard Herrmann.

    ResponderEliminar
  6. Também é o meu favorito do Scorsese. Clássico!

    ResponderEliminar
  7. Esse é o meu favorito da dupla Scorsese/De Niro! Filmaço!
    Abs! Diego!

    ResponderEliminar
  8. FIFECO: Creio que te compreendo. A mim, todavia, conquistou-me por inteiro. É estranho... Mas a aura enigmática de TAXI DRIVER é por demais sedutora...

    IT WAS RED: Scorsese é um daqueles realizadores que aprecio tanto que nem me atrevo a escolher um título favorito.

    JACKIE BROWN: A cena final lança um enigma superior. É ambígua e tem sido sujeita a diferentes interpretações. A ambiguidade, para mim, é uma mais-valia, porque enriquece a obra.

    BRENNO BEZERRA: O show verdadeiro é Robert De Niro!

    JACQUES: Subscrevo-te no geral. Só não poderei dizer que Scorsese é irregular porque não conheço a sua obra toda. A parte que conheço nunca me desiludiu. Muito pelo contrário.

    PEDRO PEREIRA: Como disse acima ao IT WAS RED, não me atrevo a escolher um favorito de entre os títulos do realizador ;)

    GUSTAVO: Ou uma das? ;D Fica lançada a hipótese.

    DEWONNY: Ui... Também gostei tanto de Touro Enraivecido... Não sei dizer quanto a mim...

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  9. Quando me referia à cena final, era aquela troca de tiros violenta, o ajuste de contas de Travis com o bando.

    Muitíssimo mal orquestrada, quanto a mim.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Sempre virei costas a esta obra, mesmo depois do conhecimento da sua suprema ovação mundial. Pode ser que, por fim, o veja ;)

    ResponderEliminar
  11. JACKIE BROWN: Ai referias-te a essa cena. Pensei que fosse mesmo a última. Estamos então em profundo desacordo. A cena dos disparos é verdadeiramente memorável. Genial.

    JACKSON: Sabes que te recomendo. Podes estranhar Scorsese a início... mas quando entranhares vais ver a descoberta que vais ter! Scorsese é um dos meus realizadores favoritos.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  12. Hum, depois do teu texto fiquei ainda mais empolgado para o ver. Está para breve!

    ResponderEliminar
  13. FLÁVIO GONÇALVES: Ainda bem ;) Fico contente. Obrigado pelo elogio. TAXI DRIVER é um filmaço. Vais gostar. Tem uma aura muito especial.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  14. Aqui estou mais de acordo contigo, do que em Touro Enraivecido, embora também não o considere a obra-prima que proclamas. Enfim numa perspectiva pessoal, porque na parte técnica é irrepreensível, câmara, planos, cenas, música, fotografia e interpretação.

    Destaco a banda sonora, que me parece bem conseguida, assim como determinadas cenas, muito inspiradas a cargo do mestre.
    Acaba por ser um profundo exercício de consciência e reflexão pós guerra do vietnam...e que bem assenta nessa polémica!

    Quanto a Scorsese, já o tenho dito, mas quanto a mim e das obras que vi não é regular, não me consegue atingir convenientemente, e na maioria das vezes é devido ao argumento, à história, porque a sua arte e inspiração a filmar é óbvia e destaca-se.
    Das obras dele, a que mais gosto é Gangs of New York, lá está porque o argumento à partida é do meu agrado, depois a realização eleva-o.

    abraço

    ResponderEliminar
  15. JORGE: O AVIADOR, TOURO ENRAIVECIDO e este TAXI DRIVER constituem os meus preferidos do realizador. GANGS DE NOVA IORQUE também é um grande filme.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões